Associação da Boa Lembrança

Quantas e quantas vezes já me peguei pensando nos momentos legais que vivi. Sou jovem – estou bem, obrigado – e já coleciono, graças a Deus, à minha família e aos meus amigos, lembranças bem legais. 

O melhor de tudo é que não fica só na vaga memória, fica nas agendas, nos álbuns de fotos, em casa.

Essa semana encontrei pela internet amigos-irmãos de infância. Filipe, Priscila e Lucas e seus pais, Pastor Wandel e Tia Silei. Ontem nos vimos e pudemos viajar pela nossa memória sabendo que estamos vinculados uns aos outros pela amizade e pelas lembranças. Falamos das brincadeiras, das dormidas uns nas casas dos outros, das travessuras com o buggy amarelo do Gu, meu irmão. Esse buggy era pequeno, um brinquedo, mas era o nosso carro na ladeira de casa e era também o carro das Barbies da Pri e da Teté, minha irmã.

Entre uma risada e outra a tia Silei assou uma pizza. Incrível! A pizza tinha o mesmo sabor das pizzas que a tia nos servia depois dos cultos na igreja. Talvez nem fossem preparadas com os mesmos ingredientes, mas certamente com o mesmo carinho. Chutei e acertei! Ela ainda tem aquelas pequenas assadeiras em que assava as pizzas para nós. Que máximo! Nossa lembrança representada também naquelas assadeiras! Tia! Você é praticamente faz parte da Associação da Boa Lembrança!

Sim! Associação da Boa Lembrança! Não tem as tias, as avós e as mães como associadas, chefs ou gourmets. Essa associação é composta por vários restaurantes brasileiros de primeira linha.

Seu conceito é basicamente esse que transcrevi: fazer com que ocasiões especiais façam parte da memória afetiva de uma infinidade de pessoas. De que maneira o fundador da associação, Danio Braga, conseguiu materializar isso? Resolveu estimular, aqui no Brasil, o hábito de se levar uma lembrança simpática depois de uma boa refeição. Aliás, mais do que um simples souvenir, uma peça de arte, digna de ser colecionada – o Prato da Boa Lembrança. São pratos de cerâmica pintados a mão com motivos bem criativos que remetem aos ingredientes do prato que você escolheu degustar. (trecho adaptado do site da associação)

Do restaurante Divina Gula, de Maceió/AL posso me lembrar que foi a primeira noite que estava naquela cidade. Uma noite muito agradável e em um restaurante muito legal.

Huuum, a carne seca com o creme de coco eram expetaculares. Não só Boa, mas uma Fantástica Lembrança. Foi em Maceió, 2008.

Huuum, a carne seca com o creme de coco eram expetaculares. Não só Boa, mas uma Fantástica Lembrança. Foi em Maceió, 2008.

Do Manary, em Natal/RN me lembro que havia chegado de um dia de grandes progamações na cidade, nas dunas e nas praias. O que eu mais queria é apreciar uma boa comida e cair na cama para descansar.

Badejo assado com crosta de ervas guarnecido com arroz de jasmim e creme de acerola. Não só Boa, mas Explêndida Lembrança.

Badejo assado com crosta de ervas guarnecido com arroz de jasmim e creme de acerola. Não só Boa, mas Explêndida Lembrança. Foi em Natal, 2009.

Do Empório Ravioli, em São Paulo, há 1 mês, ria sobre qualquer coisa com o Gu e com a Dani, amiga. Foi uma tarde divertidíssima, que merecerá um destaque em um próximo post.
Sim, o ovo está ali dentro. Artesanalmente inserido no ravioli. Detalhe: gema cozida mas ainda mole. Ma-ra-vi-lho-so!

Pasta Ravioloni D'Oro: ricota espinafre, ovo caipira crema parmigiana tartufado. Sim, o ovo está ali dentro. Artesanalmente inserido no ravioli. Detalhe: gema cozida mas ainda mole. Ma-ra-vi-lho-so!

Além de apreciar a maravilha, levei mais essa peça de arte para a minha coleção. Bom demais!
Não só Boa, mas Inesquecível Lembrança. Foi em São Paulo, 2009.

Não só Boa, mas Inesquecível Lembrança. Foi em São Paulo, 2009.

Esses pratos representam para muitos o que nosso encontro ontem representou para mim: momentos muitos felizes e de grande prazer. Traduzidos por fusão de cozinhas contemporâneas ou não, o que importa é que objetos e conversas podem significar excelentes lembranças de vida para mim. Sejam elas até por meio de uma simples assadeira.

2 Responses to “Associação da Boa Lembrança”


  1. 1 Wander Setembro 17, 2009 às 15:53

    Leo : vim lá do VnV : cara que blog legal de se ler! Simples, objetivo e com bom texto e boas fotos. É blog prá quem gosta de viajar. Parabéns.


  1. 1 Empório Ravioli – numa tarde de sábado « Trackback em Setembro 22, 2009 às 1:27

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Siga-me no Twitter


%d bloggers like this: